Reflexões

Reflexões sobre as aprendizagens

 

 

 

Identificação do trabalho: “Grandes epidemias: Um passado presente”

 

 

            Neste trabalho faço uma comparação entre a febre tifóide e o antraz, que são duas epidemias do passado. Nele constam diversos sub-temas, entre os quais, o conceito de epidemia, febre tifóide e antraz, quais os sintomas e formas de contágios e ainda o modo de prevenção e também o cientista que o descobriu.

 

 

            Seleccionei este trabalho para fazer parte do meu portefólio, porque embora não seja um dos melhores trabalhos que fiz, no decorrer deste ano, foi um dos primeiros e que me ajudou a evoluir como aluna e como colega, assim como, no desenvolvimento de competências a nível de conteúdos e processos.

 

 

            Em termos de conteúdos, conclui que gostei da apresentação final, não só pela qualidade de imagens, como também pela qualidade de informação. Foi um trabalho que me despertou algum interesse, pois consegui juntamente com o meu grupo, abordar bem o tema. Este trabalho tinha como objectivo abordar duas epidemias distintas, uma do presente e outra do passado e assim fazer um paralelismo entre elas. Como aquilo que tinha sido proposto pela professora não era o que tínhamos, resolvemos refazê-lo para melhorar a nossa avaliação. Depois de reformulado o trabalho passou a abordar a SIDA e o antraz que afectaram/afectam o mundo.

 

 

            A febre tifóide é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por uma bactéria. Os seus sintomas são febres altas, dores de cabeça, fadiga, entre outras. O antraz é uma doença que normalmente atinge os animais de quintas e é uma infecção cutânea. Tem diversos sintomas dos quais um deles é uma mancha rosada no local da infecção que depois se desenvolve. O melhor modo de prevenção desta bactéria é a vacinação tal como na febre tifóide.

 

 

            Em termos de processos aprendi que posso aliar os meus conhecimentos de outras disciplinas, TIC (PowerPoint) às de Ciências Naturais e assim conseguir alcançar todos os objectivos delineados para este ano.

            Perante a realização final deste trabalho pude concluir que a minha avaliação bem como a do grupo era satisfaz muito bem e depois da apresentação do mesmo à professora e aos colegas a nota veio a revelar-se a mesma.  

 

 

 

 

 

 

 

Identificação do trabalho: A evolução do conhecimento sobre o SIDA 

 

 

            Este trabalho faz referência à evolução do conhecimento sobre o SIDA. Nele pudemos observar diversos conteúdos, como por exemplo, a história do SIDA, as primeiras vítimas, como foi descoberta e os primeiros casos de SIDA em Portugal.

 

 

            Este foi novamente, realizado em grupo, o que nos permitiu desenvolver competências que tinham como base, mais uma vez, o trabalho de grupo, além da capacidade cognitiva, ao desenvolver os conceitos apreendidos até ao momento.

 

 

            Como o tema da SIDA já tinha sido abordado por nós noutro trabalho, este foi realizado com uma maior confiança e assim conseguimos mostrar algumas informações já pesquisadas anteriormente, bem como saberes que iríamos partilhar nas apresentações.

 

 

            O SIDA surgiu em 1930 em África. Os primeiros registos de uma morte por SIDA remontam a 1976 e o vírus causador da doença é o vírus HIV. Este acabou por ser descoberto, pelo Instituto Pasteur de Paris. Pensa-se que os primeiros casos de SIDA em Portugal tenham surgido em 1983.

 

 

            Este trabalho não foi o que mais me cativou, embora o tivesse realizado com bastante satisfação por saber que se o resultado final fosse bom, a nota seria também boa.

 

 

            Pude novamente aliar o meu conhecimento de outras disciplinas e fazer uma excelente apresentação do mesmo. No entanto, se o realiza-se de novo não faria nenhuma alteração pois penso que ficou bem estruturado e organizado.

 

 

            Assim, posso concluir que a avaliação final deste trabalho pelo grupo foi de satisfaz muito bem, assim como a avaliação dada pela professora.

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificação do trabalho: Transmissão da Vida

 

 

            Este trabalho resume a matéria leccionada sobre o tema a Transmissão da Vida. Nele constam diversos sub-temas, como a morfologia do sistema reprodutor feminino e masculino, a espermatogénese e oogénese, a regulação hormonal tanto do homem como da mulher e ainda a fecundação.

 

 

            Eu seleccionei este trabalho, porque penso que o mesmo me ajudou a desenvolver competências diversas, não só a nível de desenvolvimento de conteúdos, como também de processos. Pude aprofundar os meus conhecimentos através do trabalho de pesquisa de informação que efectuei para o mesmo.

 

 

            Foi dos trabalhos que mais me despertou interesse, pois acho fascinante o funcionamento dos sistemas reprodutores humanos que são distintos, mas que dependem um do outro para gerar descendentes. Os sistemas reprodutores humanos são constituídos por: gâmetas, vias genitais, glândulas anexas e órgãos externos. Apreendi como era a regulação hormonal de ambos os seres humanos e como ocorre a fecundação.

 

 

            Concluo-o que todas as dificuldades que sentimos no início da realização dos trabalhos foram totalmente ultrapassadas uma vez que conseguimos delinear diversos objectivos para o trabalho e todos eles foram atingidos.

 

 

            Neste trabalho houve um grande espírito de entre-ajuda entre os elementos do grupo, de modo a ultrapassarmos todas as dificuldades.

 

 

            Assim, conseguimos mais uma vez fazer uma excelente apresentação em PowerPoint, com a devida informação e selecção de imagens.

 

 

            Caso pudesse realizar este trabalho de nosso, era capaz de reduzir a extensão dos textos e colocar mais imagens.

 

 

            Embora tenha a consciência de que posso melhorar, sei que a minha avaliação final deste trabalho é satisfaz muito bem, bem como a da professora e dos colegas.  

 

           

   

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificação do trabalho: Sistema Neuro-hormonal

 

 

            Este trabalho é um resumo de toda a matéria leccionada. Abrange o sistema nervoso e seus constituintes e o sistema hormonal.

 

 

            Eu seleccionei este trabalho para fazer parte do meu portefólio porque, do meu ponto de vista, apresenta rigor científico, está bem estruturado e organizado e define bem todos os conteúdos que leccionamos durante as aulas.

 

 

            O trabalho do Sistema Neuro-hormonal foi um dos que me ajudou a evoluir não só a nível profissional como também pessoal. Foi dos que mais gostei de realizar, porque a confiança que demonstrava perante a matéria, ajudou-me bastante na elaboração do trabalho, não só a nível gráfico, como também na selecção de informação e de imagens.

 

 

            Pude, novamente, aprofundar e aliar os meus conhecimentos de TIC aos de ciências, de modo, a ter uma excelente apresentação em PowerPoint. Contudo, acho que continuo a fazer apresentações de diapositivos um pouco extensos, com excesso de textos.

 

 

            Com este trabalho aprendi que o sistema nervoso tem como unidades de estrutura e de função de todos os órgãos os neurónios. A transferência de informação efectua-se ao nível das sinapses, por intermédio de mensageiros químicos. Na transmissão das mensagens intervêm fibras nervosas sensitivas e motoras. No sistema hormonal existem mensageiros químicos e as hormonas que circulam na corrente sanguínea até às células-alvo. As hormonas são produzidas por glândulas endócrinas ou exócrinas.

 

 

            Deste modo, concluo-o que a avaliação final é muito boa, tal como foi mostrado pela professora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificação do trabalho: Biomoléculas

 

            O trabalho das Biomoléculas é um resumo de toda a matéria dada sobre este tema. Nele constam os seguintes temas: biomoléculas – as moléculas da vida; água – importância biológica; compostos orgânicos; glícidos e sua importância biológica; lípidos e sua importância biológica; prótidos, enzimas; importância biológica dos prótidos; ácidos nucleicos e a sua importância biológica.

 

 

            Decidi incluir este trabalho no meu portefólio, porque mais uma vez, está bem estruturado, organizado e apresenta rigor científico.

 

 

            O trabalho das biomoléculas foi o que me despertou mais interesse, não só pela matéria em si, mas também pela apresentação gráfica dos diapositivos.

 

 

            Foi fantástico realizar este trabalho, porque pude demonstrar tudo aquilo que tinha aprendido com a realização dos outros trabalhos, a nível de estrutura e organização do trabalho em PowerPoint.

 

 

            Contudo, aprendi que todos os seres humanos têm necessidade de alimentos variados. Seja qual for a sua origem, os alimentos contêm, na generalidade, uma mistura de substâncias orgânicas, como glícidos, lípidos e prótidos e de substâncias inorgânicas, essencialmente água e sais minerais.

            No final, classifico este trabalho com a nota máxima, igual à avaliação dada pela professora.

 

 

 

 

Responses

  1. ta bom

  2. De um modo geral até gosto das aulas assim,acho que uma maneira mais dinamica na aprendizagem,fazendo com que as aulas nao fiquem tao secantes como as aulas normais.
    No caderno digital tenho um pros e um contra..
    é bom,engraçado,mas só que isso é uma maneira para nós utilizar.mos em excesso a internet que sempre nem é boa..mas de um modo geral gostei

  3. a iniciativa de falar do HIV/Sida será sempre correcta mais nunca se esqueça de ajudar as crianças que acabam sem pais por motivo da Sida

  4. muito bom


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: