Publicado por: cnaturais9 | J Abril, 2008

O Portefólio….

               “Os portefólios são colecções sistemáticas feitas pelos alunos e pelos professores. Podem servir de base para examinar o esforço, a melhoria, os processos e o rendimento, assim como para responder às exigências habitualmente feitas por métodos mais formais de avaliação. Através da reflexão sobre as colecções sistemáticas de trabalhos de um aluno, os professores e os alunos podem trabalhar em conjunto, no sentido de compreenderem as forças do aluno, as suas necessidades e os seus progressos.” (Tierney et alii, 1991:41, trad. nossa)  

 

 

 

                O Portefólio é uma estratégia didáctica de aprofundamento do conhecimento sobre o processo ensino-aprendizagem e é uma estratégia que evidencia a natureza reflexiva, colaborativa e interpessoal dos processos de construção do conhecimento.

 

 

 

                Um Portefólio permite: o autocontrolo da aprendizagem do aluno; evidenciar o desempenho e a reflexão do aluno acerca do seu processo de aprendizagem; avaliação contínua; mostrar como os problemas foram resolvidos (modo de resolução) e as dificuldades encontradas.

 

 

 

                No portefólio, o aluno dá conta das reflexões que faz, dos esforços que desenvolve, define, para si próprio, objectivos, determina as estratégias a seguir, lança a si mesmo desafios.

 

 

 

                Os trabalhos a inserir (textos escritos, fichas de trabalho, desenhos, esquemas sintetizados de um ponto do programa, fichas de leitura, fichas de observação de filmes, comentários pessoais sobre o quotidiano escolar, reflexões sobre o trabalho desenvolvido, apontamentos, registo de fontes consultadas para aumento de informação e/ou resolução de problemas, relatórios de visitas de estudo, balanço das actividades realizadas, reflexões sobre o seu empenhamento no processo de ensino-aprendizagem, sobre atitudes…) não são, necessariamente, os melhores que o aluno fez, mas todos os que constituem marcas importantes do percurso de aprendizagem do aluno.

 

 

 

O Portefólio:

  • Dá conta do percurso de aquisição de competências do aluno;
  • Os elementos a inserir são escolhidos em função das metas estipuladas;
  • Os elementos são escolhidos de acordo com critérios predeterminados e acordados entre os alunos e o professor;
  • Os elementos escolhidos representam, de forma clara, as competências adquiridas pelo aluno;
  • Os trabalhos escolhidos, de modo regular, a partir de situações significativas de aprendizagem e avaliação;
  • O aluno faz reflexões e estabelece objectivos, desafios e estratégias;
  • Os elementos escolhidos são sempre datados;
  • Há uma ligação entre os diferentes trabalhos. A reflexão sobre os desafios estabelecidos previamente é obrigatória;
  • O portefólio é um documento de avaliação em constante reformulação;
  • O aluno guarda o seu portefólio e é responsável por ele, podendo servir-se dele ao longo de todo o ciclo de aprendizagem ou percurso escolar. 

 

 

                Quando me foi solicitado que criasse um portefólio e me apresentaram a oportunidade de o fazer sobre a forma de dossier, documento digital, página web ou blogue, eu não hesitei e excluí logo as opções do dossier e do documento digital, uma vez que estas já são muito utilizadas. Pensei imediatamente que poderia aliar os meus conhecimentos de novas tecnologias aos de ciências naturais e elaborar como que uma “mini página web” que evidenciasse a minha aprendizagem e também ao criar em “blogue-portefólio” estava a preservar o meio ambiente, uma vez que não há gastos de papel.  

 

 

 

                Uma vez que não sei criar uma página na Internet, decidi que deveria criar um blogue. Depois de fazer uma selecção, optei pelo “wordpress”, pois seria o único que me permitiria dividir o blogue em páginas. Deste modo, poderia abordar em cada uma das páginas um tema do programa de ciências naturais do 9ºano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Responses

  1. Aqui na minha região , o 9º ano estuda física e química ,gostaria de portfolios nestas disciplinas.
    Leciono as nocões destas disciplinas no 9º ano. Sou professora de Ciencias.

  2. têm mais testes e fichas com corecção do 9º ano?

    E de outras disciplinas?

    Tenho um filho no 9º ano, e é mais facil para mim com as correcçóes

    Obrigada

    Beijinho

    Paula

  3. adorei este site tem tudo o que os alunos precisam para tirar dúvidas. e perceber melhor a matéria fiquei maravilhada. ainda bem que tem fichas de avaliaçao para que os alunos vejam e tirem as duvidas.
    beijinhos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: